A Academia de Letras
A Academia de Letras de São João da Boa Vista foi fundada em 9 de setembro de 1971 com o propósito de proporcionar aos escritores sanjoanenses e da região, assim como aos entusiastas, um espaço onde pudessem encontrar-se para discutir, fomentar e partilhar assuntos ligados à língua portuguesa e à literatura.
A Academia de Letras foi declarada de “Utilidade Pública” pela Lei Estadual Nº 3.041, de 19 de outubro de 1981 e pela Lei Municipal nº 112 de 11 de setembro de 1975.
Promove anualmente o Concurso Literário de âmbitos nacional e internacional, com premiação nas categorias Prosa e Poesia e a edição de uma Antologia on-line. Também organiza o já consolidado Redação na Escola, certame literário para alunos do Ensino Fundamental e Médio do município de São João da Boa Vista. Publica regularmente a Revista ARCA, com textos escritos por acadêmicos.
Além desses eventos e publicações, a Academia movimenta a cena cultural e literária da cidade promovendo diversos encontros e palestras relacionados às letras, ao idioma pátrio e à Educação.