Palestra da Dra. Luiza Nagib Eluf
Às 20h, do dia 14 de março de 2014, sexta-feira, no Auditório José Edgard Simon Alonso, no UNIFAE, realizou-se a Palestra da Dra. Luiza Nagib Eluf, com o tema: As mulheres querem emancipação. Como ficam os homens?
Antes do início da palestra a Presidente da Academia de Letras, Lucelena Maia, agradeceu a presença de todos e a disponibilidade da Palestrante de gentilmente vir para a cidade acatando um pedido da Academia de Letras.
Pelo Dia Nacional da Poesia, comemorado na mesma data, a Presidente solicitou que Stefani Costa, Assistente de Secretaria, declamasse o poema:
“O que diria a chuva”, do livro Põe-te de pé, poeta! de autoria de Lucelena Maia.
Na sequência, a Presidente solicitou que a 1ª secretária, Silvia Ferrante, fizesse a apresentação da palestrante que, após discorrer longo currículo da Dra. Luiza Nagib Eluf, citou o período de juventude de ambas, na cidade de São João e, para homenageá-la, Silvia, acompanhada no violão por Júlio Lima, cantou “PRA LUIZA”, de Antonio Maria Giffonni Rosa.
Após agradecimentos emocionados da palestrante, para a cantora Silvia, a presidente desfez a mesa e deu a palavra à Dra. Luiza Nagib Eluf, que proferiu sua palestra. Inicialmente agradeceu o convite da Academia de Letras, em nome de Silvia Ferrante, que foi o contato. Falou diretamente para a presidente da Academia de Letras algumas palavras de reconhecimento à Instituição e em seguida agradeceu a presença de todos, especialmente de seus tios e primos presentes. Ela fez questão de falar da importância da cidade de São João em sua vida e da saudade que sente em visita-la. Por fim, entrou no tema da palestra e por durante uma hora abordou-o aos presentes.
Ao final, a palestrante respondeu algumas perguntas e autografou livros de sua autoria. Deu entrevista para a representante de jornalismo do UNIFAE.